Um Papo sobre Som

#15 | Sonny Rollins, Freedom Suite e o protesto através do feeling

Season 1 Episode 15

Sonny Rollins, "Freedom Suite", é um dos álbuns de protestos mais icônicos, porém pouco lembrado, já que o protesto sempre esteve mais associado ao canto. Depois desse álbum vieram outros também na linha do free jazz, como alguns trabalhos do Archie Sheep. 

Sim, "Freedom Suite" é um dos álbuns introdutórios do free jazz, sim senhor. Ainda não completamente free jazz, ainda com muita melodia, uma estrutura no meio, mas uma certa crueza, liberdade, quebras melódicas, a primeira parte compõe todo um “caos”. 

O protesto do Rollins no caso do disco difere do protesto de Archie ou de outros, pois esses são mais diretos na “mensagem” (não gosto da palavra), no nome das faixas, nas referências, mas Rollins quis ser direto, sim, e ele consegue. O feeling é político, e tão político foi o projeto do álbum que Riverside, quando lançou, mudou o nome para Shadow Waltz, fazendo referência a um dos Standards que o Rollins toca no lado B.

Um disco lindo com um trio de sax (Sonny Rollins), bateria (Max Roach) e baixo (Oscar Pettiford). Jazz sem piano, como nos primeiros discos do Ornette Coleman. 

Bora lá dar o play?

Músicas

Roteiro e apresentação: Pedro Schwarcz
Direção: Newman Costa
Edição: Felipe Caldo
Redação: Luiz Fujita e Paulo Borgia
Arte: CRIO.LAH

Segue a gente lá no insta: @umpaposobresom

Produção: Baioque Conteúdo
Roteiro e apresentação: Pedro Schwarcz
Direção: Newman Costa
Edição: Felipe Caldo
Redação: Luiz Fujita e Paulo Borgia
Arte: CRIO.LAH